Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida. Sócrates

sexta-feira, 26 de outubro de 2012



Leituras do dia 26/10/2012
1ª Leitura: Efésios capítulo 4 versículo 1 a 6 (Ef 4,1-6)
Ef 4,1-6
Contexto:  Exortação para viver  o mistério de Cristo, exortação a unidade,” com seus requisitos ou consequência”. Elenca alguns  fatores  como  princípio de unidade. (4-6)¹
Efésios é uma grande cidade portuária da Ásia Menor. Era Capital da província romana da Ásia, com toda estrutura do Império. O solo fértil favorecia a agricultura e a pecuária. Havia um porto com comércio intenso e muito artesanato. Cultura em destaque: filosofia, artes, letras e teatro. Além de cultuar o imperador como divino, Éfeso era também a sede da Deusa Ártemis (At, 19, 23-34). ²
O que diz o texto: A leitura faz uma convocação, a viver na unidade, segundo a vocação centrada em Jesus Cristo, essa unidade, exige um esforço,  de humildade e modéstia, paciência e de suporte ou suportar-se  no amor, conforme o seguimento ao Cristo. Pois é a fé no Cristo que irá manter a unidade do espírito  como vínculo da paz, ligada em Jesus Cristo e em Deus Pai, que está acima de tudo.
O que diz para nós hoje:  Que indiferente da denominação religiosa cristã, somos chamadas e chamados, a viver esta unidade, existe um Cristo que nos une, e que através de seu testemunho, somos chamadas e chamados a viver esta unidade, nesta centralidade que nos aponta o próprio Jesus Cristo, isso se estendendo a outros credos, pois somos  chamadas e chamados a testemunhar  e viver, a unidade do amor maior, com  humildade, paciência, acolhida  e toda bondade,  inspirada no testemunho do próprio Cristo.
Como seguir a Jesus: como o texto nos ajuda a seguir a Cristo na vida em comunidade?
Buscando a intimidade com Jesus, ou seja, a oração em comunidade (em grupo), oração pessoal, nos ajuda a parar, olhar para dentro de si, fazer uma avaliação de nossas atitudes, encontrando inspiração através da  palavra que liberta, transforma e nos faz melhor no amor ,em amar a próxima, o próximo, indiferente deste, fazer ou não, parte de nosso grupo de amizade e convivência.

Salmo 23
Contexto:
SALMOS: a vida em forma de oração.
Esses cânticos nos revelam a espiritualidade do povo de Israel. São o coração do Primeiro Testamento. Eles são o cotidiano da vida transformado em oração. Toda a vida de Israel está espelhada nos salmos, que estão profundamente enraizados na experiência do dia-dia. Talvez seja por isso que são tão espontâneos. Diferentes situações de vida, como a alegria, as dores, as esperanças, as vitórias e derrotas, são transformadas em oração de louvor, de ação de graças, de suplica, de lamento e de confiança.
Também os lugares de formação dos salmos são os mais diversos. Eles nasceram no campo, na cidade, na terra de Israel, na Babilônia.
Podemos comparar os salmos com a água de um rio, pois percorrem e fertilizam a história, a mística, a vida das pessoas e comunidades que o rezam.
Embora tenhamos salmos que falam na 1ª pessoa do singular, é preciso que rezemos como cânticos comunitários, pois sua base é a história de um povo, celebrada a luz da fé. Se os salmos com linguagem individual foram colocados no cancioneiro das comunidades, isso quer dizer que foram assumidos por toda a comunidade, já na época da Bíblia. ³
O título hebraico do saltério quer dizer “hinos”. A palavra  “salmo” vem do grego e quer dizer “canto acompanhado com  instrumento musical”. De fato, há muitas referências a instrumentos musicais. ²
Há várias formas de classificar  os salmos. Vamos classificar assim. Salmos de libertação,  de instrução, de louvor e de celebração de eventos da vida.³
Vamos ao Salmo do dia, o Salmo 23, este salmo é um Salmo de libertação. Os salmos de libertação também podem ser chamados salmos de súplica. Na maioria deles, podemos escutar o grito por socorro dirigido a Deus. ³

O que diz o texto: O salmo fala da confiança do salmista em Deus, seu Pastor, que não deixará faltar nada em sua vida.  É o pastor quo leva a descansar, caminhar  por verdes pastagens e nelas descansar,  onde restaura suas forças, que mesmo em vales, em sombras em perigos, não temerá mal algum, pois a presença de Deus, e confiança nessa presença, o faz forte combatente. Que depois do perigo ele irá está junto do Deus que acolhe em sua casa. Mesmo em meio ao perigo, a confiança no  Deus  o sustenta e o fortalece.
O que diz para nós hoje:  Que Deus continua presente, que sua presença desperta em nós a confiança, em meio aos desafios, mesmo que esses desafios sejam obstáculos difíceis de serem superados.
Como seguir a Jesus: como o texto nos ajuda a seguir a Cristo na vida em comunidade?
Olhando para Jesus, narrado pelos evangelhos, podemos ver a imagem de um filho intimo, que busca sempre falar com Deus, através de sua oração, Jesus, está disposto a caminhar rumo ao acolhimento a pessoas excluídas em seu tempo, mesmo que esse acolhimento,  venha lê trazer serias consequência, Jesus dá testemunho de sua fé no Deus presente e na história. Assim, igual o Salmista expressa sua confiança em Deus acolhedor, Jesus também expressa nos evangelhos essa confiança, sua vida parte da oração pessoal, que aponta para o comunitário (vivências em grupo).

Contexto das  comunidades (evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas (sinóticos) e João )
Os primeiros cristãos, mais do que nós, tinham uma consciência muito clara: Jesus, o mesmo que foi morto na cruz, está vivo no meio de nós! Eles lembravam e transmitia as “Palavras e Gestos de Jesus”. Queriam imitá-lo e segui-lo. Vivo mas já não sou eu, é Cristo que vive em mim!” (Gl 2,20) (tirado do livro Tua Palavra é Vida – Volume 5- Seguir Jesus nos evangelhos).
O Evangelho de Lucas, apresenta o caminho de Jesus, e tem como  cidade de referencia a cidade de Jerusalém. Esta cidade é o ponto de chegada do caminho de Jesus. Aí ele vai morrer, ressuscitar e subir ao céu, terminando a sua missão. O caminho de Jesus é, por tanto, a pedagogia que ensina a fazer a história dos pobres que buscam um mundo mais justo e mais humano. Com efeito, Jesus traz o projeto para uma ordem nova, a libertação que leva a “população” à relação de partilha e fraternidade, substituindo as relações de exploração e dominação. (introdução Bíblia pastoral)
Fariseus: dentre outras atribuições, os Fariseus,  buscavam a pureza pessoal nas suas associações¹, considerava o pobre como ignorante e maldito(Jo 7,49), cheio de pecado (Jo 9,34), e não o deixavam entrar no reino (Mt 23,13). Jesus, ao contrário, diz que o Reino é dos pobres e os proclama felizes (Lc 6,20).² (¹ Livro: Bandidos, Profeta e Messias. ² Livro: tua palavra é vida pagina 33).
Lucas capítulo 12,54-59
O que diz o texto: O texto traz continuidade de uma fala de Jesus, e nesse tempo Jesus está falando  a multidão, porém mandando um recado para os fariseus, ele bem no início do capítulo 12, chama os fariseus de hipócritas também, pede que a multidão que está ali perto, tome cuidado com a hipocrisia dos fariseus (fermento). E nos versículos 54 a 59. Ele diz que os fariseus, estão acostumados e sabem interpretar os aspectos da terra e do céu, mais não sabem interpretar o tempo presente, interpretar o que é justo para esse tempo, por que não buscam a justiça e ser justo, enquanto ainda não foram entregue ao juiz, pois se acontece de serem entregues antes, terão que pagar sua pena até o último centavo.
 O que diz para nós hoje:   Ainda hoje, Jesus diz, que podemos ter falas bonitas, podemos ter várias interpretações, ter famas, mais se nossa justiça, não superar a do poder opressor, manifestado em todos o ambientes de nossas sociedade, não adiantará nada, pois está em comunhão com o projeto de Jesus, é está em comunhão com projeto de pessoas menos favorecidas, e posta a margem do convívio social. Do que adianta dizer que somos cristãos, seguidores de Cristo, se damos valor somente ao nosso próprios interesses e não o bem comum, pois ser Cristão é aderir a proposta de Jesus, para todos e todas sejam incluídos e incluídas, e tenham vida e vida em abundância, então se nosso projeto não é o de Jesus, pra que se dizer cristão, cristã?
Como seguir a Jesus: como o texto nos ajuda a seguir a Cristo na vida em comunidade?   Segui-lo,  incluindo quem está excluído ou excluída, os de fora de casa, mais os de dentro e dentro de casa também, buscar a justiça, praticar o bem, praticar  a unidade, dar suporte e fazer um esforço de suportar com amor e humildade, quem está próximo...

Oração: Deus da vida e do amor, dai-nos a graça de abrirmos nosso coração ao próximo e próxima, mesmo que venha ser diferente de mim, dos valores que carrego, ou até mesmo, da pessoas que as vezes tem o mesmo objetivo, mais que por muitas vezes não conseguimos caminhar para o conjunto. Dai-nos a graça de amar de forma incondicional e lutarmos por um mundo mais justo, onde a partilha dos bens seja para que a maioria  tenha o básico, terra, casa, trabalho, comida e vida, muita vida. Que possamos ainda possam ter liberdade de expressão e ter nosso espaço na caminhada conjunta. Dai-nos a graça de termos um coração aberto, livre de preconceito de qualquer tipo. Nos  abençoe Deus da vida e do amor, nos guia por teus caminhos, nos mostrando onde devemos está. Amém 

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